VIBE: Entrevista completa do elenco de 8 Mile

A frente: Curtis Hanson (diretor) e Eminem (B-Rabbit)
no set de gravações de 8 Mile
Para comemorar os 10 anos de lançamento do filme "8 Mile" a revista Vibe reuniu o elenco do filme para contar suas historias no set de gravações. Veja abaixo a entrevista completa.

VIBE: Eminem, na época você nunca tinha atuado antes, mas a história se passou em Detroit, baseada em algumas de suas experiências. Quando a câmera parava de rodar você se sentia um pouquinho a mais no mundo dos atores, ou eles no seu?

Eminem (B-Rabbit): Eu definitivamente senti que ia entrar em uma área que não era a minha especialidade, então eu fico grato que todos esses caras estavam próximos de mim. A parte mais difícil era lembrar das falas. Porque tudo que tinha de fazer era me levar de volta ao meu estado mental da época como eu me sentia antes de assinar com Dre. Não foi muito difícil ser eu mesmo.

Anthony Mackie (Papa Doc): Foi louco para mim porque foi o meu primeiro trabalho. Quando começamos eu não tinha muitas falas. Os filhos da mãe falavam tipo “Ei seu personagem é uma merda, então nós adicionamos isso. Faça isto”. Meu maior desafia era tentar estar no mesmo nível que Mekhi Phifer.

Mekhi Phifer (Future): Você conseguiu gatão! Você conseguiu!

Eminem: Quando olho para a época do filme uma das coisas mais legais que aconteceram foi que nos tornamos amigos no set. O filme acabou se revelando como nós [eventualmente] agíamos na vida real.

Você sempre disse que isso não era a historia da sua vida. Você se imcomoda que as pessoas acham que seja?

Eminem: Não me incomoda. As pessoas que realmente escutam a minha música vão saber diferenciar o que era minha vida e o que não era. Havia algumas partes que foram inspiradas na minha vida, mas a maior parte é fictícia. Nós ensaiávamos muito antes de gravar a cena, e eu estava em todas as cenas. Eu estava no set diariamente das 6 da manha até [algumas vezes] às 5 da manhã do outro dia. eu comecei a pensar que eu era aquela pessoa. Eu era o B-Rabbit e eu estava vivendo esse filme. Eu não tinha escolha se não ser ele.

Em retrospectiva, todos acham que o filme foi uma decisão fácil, mas o estúdio e Jimmy Iovine
estavam preocupados se isto poderia manchar a imagem de Eminem. O filme de Mariah Carey “Glitter - O Brilho de uma Estrela” tinha acabado de afundar e a ultima vez que a Universal trabalhou com rappers foi com Vanilla Ice no filme “Cool As Ice”. Mekhi, você inicialmente se recusou a fazer o filme. Por quê?


Phifer: Eu estava para começar em ER e tinha acabado de acontecer o 11 de setembro. Ele me ligaram tipo “Ok, queremos que você voe ate Detroit”. Isso foi no dia 13 de setembro. “Eu não vou entrar em nenhum avião! Eu vou ficar onde estou e vou ser médico droga!”. Eu não tinha lido o roteiro ainda, e eles estavam me apressando para ler porque eu tinha que sentar com o Curtis [diretor] em seu escritório porque ainda não haviam divulgado nada. Mas quando eu li eu pensei, oh, isto pode dar certo! Eles me fizeram ir a Detroit para ver se Eminem e eu tínhamos química. Esse cara virou meu amigo de forma tão rápida que pensei “Isto vai ser foda!”. E quando eu conheci o resto do grupo, eu já tava empolgado. Foi a melhor decisão que fiz.

Omar Benson Miller (Sol George): 8 Mile foi muito reverenciado, todo lugar aonde íamos alguém estava falando sobre isso. Ontem eu e Cheddar estávamos andando na rua, cabeça baixa e tal e um garoto chegou perto da gente e cantou “Anything goes when it comes to hoes/I’m the kingpin when it comes to flows…”

Evan Jones (Cheddar Bob): [Laughs] É!!! Quem escreveu esse rap?

Eminem: Essa merda devia ter sido um single. “Ten freaky girls! Ten! Ten!”

Benson Miller: Eu queria destacar algo: Eminem é uma celebridade e não pode andar muito por ai, Proof estava muito lá. E eu me lembro da festa de encerramento.. Nós estávamos cantando a música e não queriam deixar eu e Cheddar entrar porque não sabiam quem éramos. Proof apareceu do nada falando que tava tudo certo. Eu já faço filmes por algum tempo agora e tem muitos caras loucos por ai. E a naturalidade de vocês dois, Eminem e Mekhi, que ja estavam preparados e era mais experientes que eu na época foi ótimo. Foi algo muito especial.

Eminem: Eu definitivamente agradeço por isso.

Phifer: Vocês são caras legais. Facilitou pra gente.

Mekhi, seu personagem foi inspirado em Proof. Vocês dois conversaram para saber realmente quem era ele?

Phifer: Claro que conversei com Proof. Não foram longas conversas porque o personagem falava por si mesmo. Mas digo, eu queria retratá-lo como em 1995. Por isso você me vê com aquela cabeleira, aquela cabeleira louca! [Risos]. Veio a calhar - nós quase não conseguíamos fazer os dreads não conseguíamos deixar a peruca certa.

Eminem: [risos] Costumávamos chamar Proof de Wolverine porque na época do Hip-hop Shop, o cabelo dele era louco. Pensando nisso, como eu não estava fazendo o papel totalmente do Marshall, Mekhi não necessitava fazer o papel exato do Proof. Desde que tivesse autenticidade e parecesse certo. Tinha de ser em Detroit.

Evan, como era o Eminem nos primeiros ensaios?

Eminem: Eu era um imbecil! [Risos]

Jones: Todos falavam que ele era fantástico. Logo de cara ele nos levou ao jogo do Detroit Lions. No caminho de volta no carro ele tocou alguma música do álbum novo [The Eminem Show], foi muito bom. Você nos fez sentir como uma família.

Eminem: Wow, loucura! Tinha esquecido do jogo dos Lions cara! Que doido!

Mackie: Meu grupo Eminem me levava para jogar sinuca e nas stripers, gastava meu salário diário todo la.. droga!

Eminem: Fazíamos chover dinheiro com seu salário diário?

Mackie: Estávamos na pousada e eu lutando no estacionamento dos clubes de Strip por meu lucro diário. Isso acontece quando manter o real vai mal.

Eminem: “Chover dinheiro com um salário diário,” Eu acho que esse vai ser o nome do meu próximo álbum! .

Filmes são um processo de colaboração, e eles podem ser estragados durante o processo de criação. Quando vocês começaram a se sentir confiantes que este seria um filme de sucesso?

Benson Miller: Evan e eu conversávamos muito, por sermos os mais novos e tudo... Jamais imaginei que isso se tornaria um clássico. Mesmo quando o filme saiu e foi algo enorme, eu achava que todos eram assim. Mas eu me lembro quando Curtis juntou todos para mostrar os melhores momentos do filme. Foi algo de tipo 4 ou 5 minutos, e foi foda! Todos estavam tipo “Estamos em algo agora!”

Eminem: eu só esperava que eu não aparecesse como um completo idiota ali. “Eu espero que seja um filme foda e que tudo corra bem e que não seja uma merda”.

Phifer: Eu me lembro do primeiro dia de filmagem que estávamos saindo da casa do Cheddar Bob porque ele tinha atirado nele mesmo e fomos para o carro do Big O’... naquele momento sentia real. E quando eu e o Eminem estávamos gravando “Sweet Home Alabama.” Mas eu soube que seria um sucesso quando gravamos as cenas de batalha, a platéia e os extras fizeram aquela cena. As rimas eram foda, mas os extras... Eles elevaram o nível. Ficar la em cima apresentando, me fez sentir... especial. Ate as nossas energias nas cenas, senti algo ali que nunca tinha sentido antes. Eu não me sentia como ator. Me sentia como um “ser”.

Como as cenas de batalhas foram escritas?

Eminem: Eu acho que Curtis fez alguns caras escreverem os próprios materiais deles e depois eu ia ver o que eles queriam dizer. Eu sentava com eles e fazia algo tipo “que tal se mudarmos isso aqui?”. A coisa mais difícil para mim foi tentar descobrir como seria a ultima rima. Eu ia toda hora conversar com os cara sobre as rimas - “Ok se você vai dizer isto, então eu vou falar isso”. A última foi difícil porque eu não tinha nada para responder. Então eu tive que escrever sozinho o que alguém poderia falar de mim.

Mackie: O crédito é do Curtis ele nos desafiou. ele não falava tipo “ok, faça o seu melhor” Ele te levava ao limite, tipo, isto é suficiente? Estou fazendo tudo o que posso?

Eminem: Isso foi uma coisa nas cenas das batalhas também. Eu lembro dele dizer “esta cena tem que ser perfeita”. [Então] Curtis falava, “Será que isto foi o suficiente?” Voltávamos tudo e escrevíamos tudo de novo. Curtis definitivamente pressionou a gente.

Anthony, você fez o papel de Papa Doc, líder do Free World. Agora, eu ão quero começar nenhuma briga depois de 10 anos, mas você acha que Rabbit poderia ainda ter ganhado se o melhor amigo dele não fosse o apresentador?

Mackie: Cara, lógico que não! Eu disse a Curtis, “Não tem lógica ele ganhar essa batalha!” Ele foi o argumento que usei. Eu falei, devemos empatar primeiro e ai ele voltava e ganhava essa merda. Mas quando gravamos, ficou tudo calmo e funcionou bem! A energia da platéia foi muito intensa quando estávamos filmando tinha gente desmaiando e tudo, tava um caos lá. Ainda acho que se o Chin Tiki era louco daquele jeito, não havia jeito dele ter ganhado de mim se o amigo não fosse o apresentador.

Phifer: Lá não foi no Chin Tiki, seu besta! vai ver o filme de novo. Essa cena foi no The Shelter! [risos]

Eminem: Cara nos tivemos as “10 freaky girls” no Chin Tiki. Como você foi confundir isso?

Jones: Sabe aquela linha que você fala, “Este cara foi para a Cranbook, que é uma escola particular,” e todos ficamos indiferentes… Mas Mitt Romney esteve lá!

Mackie: Serio! Não sabia disso!

Phifer: Este era os tipos de caras que Papa Doc convivia. Republicanos!

Mackie: Se Papa Doc virar prefeito de Detroit eu vou demolir aquela escola!

Evan, Omar falou que você foi reconhecido como Cheddar Bob. Você tomou umas aulas de tiro ao alvo nesses 10 anos?

Jones: A arma naquele filme foi a coisa mais assustadora que ja vi na minha vida, por todos os filmes que ja passei.

Eminem: Era uma arma de cowboy.

Jones: Adorei o fato do Plaxico Burress foi chamado de Cheddar Bob sempre.

Benson Miller: Cheddar Bob conseguiu suas referencias no rap.

Phifer: Beanie Sigel.

Eminem: Busta Rhymes.

Phifer: Sabe o que é engraçado, Evan? Você parecer real, B, as pessoas as vezes chegam para mim e perguntam, “Cheddar Bob era daquele jeito mesmo?” eu respondo “Não, Evan que é bom ator. Ele não é nenhum pouco retardado ou algo do tipo. Ele é muito inteligente!”

[Risos]

Phifer: Mas ele fez o papel, é isso que estou dizendo! Fez o papel!

Um dos coadjuvantes disse em uma entrevista que a Brittany Murphy ficava no set, cantando com toda a força de seus pulmões e subindo nas estruturas, mas ela conseguia entrar imediatamente no personagem quando era necessário. Ela era realmente desse jeito?
Eminem: Brittany era uma ótima pessoa, uma mulher super legal. Muito pé no chão, conversava com todo mundo.

Jones: E uma ótima atriz. Ela contribuiu muito ao papel.

Phifer: Ela era alegre. .

Mackie: Sempre falava positivo de alguma coisa, e quando era olha de trabalhar, ela trabalhava! Como o Evan disse, ela deu muito ao papel. Eu me lembro de ler e pensar que não havia aquilo tudo na página.

Eminem, como foi gravar as músicas no set?
Eminem: Eu me lembro de escrever “Lose Yourself.” Eu fui para o trailer durante o almoço e fiz um rascunho de cima a baixo, de uma vez depois apenas adicionei uns detalhes aqui e ali. A intenção era de rever a escrita e refazer mas acabei mantendo o original. Essa é a minha memória mais vivida - essa música e andar pelo set com um bloco de papel. Se eu não tivesse nada eu escrevia na mão mesmo.
Eu era tipo um hamister ia no almoço para meu trailer, corria na esteira saia escrevia umas músicas e umas batidas.

Já que estamos falando de “Lose Yourself,” como estava o espaguete da sua mãe?
Eminem: Como estava? Pelo que eu me lembre delicioso. Tipo guisado [Risos]

8 Mile é um filme dramático mas tem seus momentos alegres, Cheddar Bob se recuperando do tiro;Eminem batalhando Xzibit. Qual foi o dia mais engraçado?
Benson Miller: Wow. As sessões de freestyle no estacionamento foram muito engraçadas, só que foram longas! ficamos la por umas 19 horas aquele dia!

Eminem: E estava fazendo uns 4 graus!

Phifer: Por isso eu tava feliz de usar aquele peruca - era tipo um chapéu!

Benson Miller: sabe de uma coisa? A batalha final! Curtis fez uma coisa muito esperta, assim como Marshall, porque ele não nos disse o que era para fazer. Ele filmou o ensaio.

Mackie: Aquelas reações foram reais.

Phifer: Quando queimamos a casa. Eminem, lembra que a gente quase morreu ali. O cara da pirotecnia quase se explodiu, queimou suas sobrancelhas e tudo ele tinha aquele olhar de surpresa com nenhuma sobrancelha.

Eminem: Alguns materiais meus ficaram chamuscados também, não me lembro como aquilo saiu.

Phifer: Você não pulou da janela ou algo assim?

Eminem: Sim.

Mackie: Vocês estavam no segundo andar com os câmeras. A linha do gás tava virada de modo que o cara virou o gás para cima e o fogo veio de uma vez saindo pelas janelas. Os caras jogaram as câmeras e pularam da janela.

Eminem: Sim, a coisa subiu do nada! Eu acho que eles filmaram isso, mas depois largaram a câmera O que você vê no filme realmente aconteceu, mas acho que editaram porque foi real.

Phifer: Foi um inferno!

Benson Miller: Ficou muito quente, lá fora estava uns 6 ou 7 graus e me lembro de pensar ‘cara eu vou tirar essa jaqueta!’

Anthony, vocês falaram mais cedo de como escreveram as suas próprias rimas - você não teve a chance de rimar no final. Me pergunto, você é bom no microfone?
Mackie: Eu sou um assassino!.

Eminem: Então você não é bom em tudo. É o contrario. Você é muito mal educado no microfone.

Mackie: [risos] por isso eu queria que Curtis tivesse me dado um verso. Seria tipo “Ninguem vai acreditar que esse cara vai perder”![risos]

8 Mile termina no vácuo: Rabbit fará sucesso? Ele irá fracassar? Eminem teve alguma discussão para fazer um final mais definitivo?
Eminem: Nah, Eu não acho que teria. O legal é que deixa aberto a interpretação. Curtis dizia que estava tão aberto que as pessoas podiam fazer da sua propria determinação o final. Você via onde o Jimmy estava indo, mas não tem 100% de certeza. Poderia ter funcionado, ou não. Mas eu acho que uma das coisas mais legais nos filmes são os finais.

Jones: Sim, foi só uma semana na vida do cara. Alguns que assistem não percebem isso.

Benson Miller: era sobre a vulnerabilidade, ninguém tem que ser invencível. Todo mundo que tem um momento vulnerável se associa com aquilo, não há glorificação no principal, as vezes se deseja fazer um personagem tão amado e simpático que ele fica sobre-humano. O filme correu disso. Nós demos muito crédito e adoramos este fato.

Eminem, o filme aumentou a sua popularidade. depois de lançado seus show passaram a ter platéia de 5 a 55 anos de idade, o que é estranho considerando a palavra “foda-se” é dita mais de 200 vezes em um tempo de 110 minutos. Você estava preparado para os pais gostarem de você?

Eminem
: Chegou um ponto da minha carreira que era eu contra o mundo. Essa era a mentalidade que eu tinha “Fodam-se todos”. e do nada todos estavam me amando, foi estranho. Fiquei tipo, que porra eu vou fazer agora? Preciso irritar os outros. Não estava preparado para aquilo. Ainda não entendo. Não sei o que significa mas esta ai.

0 comentários:

Postar um comentário

 
The Eminem Show Mania © 2012 |